Notícias e Eventos

Diástase

Low Pressure Fitness – Pós-Parto

Pode ser descrito de várias formas, Low Pressure Fitness, Hipopressivos ou Ginástica Abdominal Hipopressiva, que consiste em exercícios postarias e respiratórios que no seu conjunto diminuem a pressão intra-abdominal e melhoram a nossa postura.

É indicado para:

Tonificar a musculatura abdominal-perineal, redução da cintura;

Prevenir disfunções do pavimento pélvico, incontinência urinária de esforço e prolapsos dos orgãos pélvicos;

Prevenir vários tipos de hérnias;

Regular fatores respiratórios;

Melhorar a postura, evitando lesões.

Este trabalho é realizado de forma personalizadas adaptada a cada situação. É direcionado para situações de incontinência urinária de esforço, recuperação parto normal e tonificação da musculatura do pavimento pélvico. E assim relacionado com o Pós-parto, por vezes surge a diástase abdominal. A diástase abdominal é definida como uma alteração na linha média ao longo da linha alba, havendo uma separação superior aos valores fisiológicos dos dois retos abdominais. Um teste simples para perceber qual a separação entre os retos abdominais é realizar uma pequena flexão do tronco com contração abdominal na posição de deitado e perceber quantos dedos consegue colocar entre os retos abdominais. Esta medição deve ser feita na zona do umbigo e acima e abaixo do mesmo. Se a separação for aproximadamente superior a 2 dedos e meio, esta diástase é patológica.
A diástase abdominal pode ocorrer em ambos os sexos, em diferentes grupos de idades. Nos homens surge associada ao aumento da idade, flutuações de peso, atividades repetidas que envolvam levantamentos de peso e fraqueza abdominal. É, contudo, mais frequente nas mulheres com uma maior prevalência durante o último trimestre da gravidez e no período pós-parto. 

Saber mais, leia a nossa página de especialidade de Pilates , onde será possível responder a todas as questões acerca do pré e pós parto.

Ataques de Pânico

Ataques de pânico 😬, o que são❓
👉São períodos de grande ansiedade, que surgem de forma súbita provocando muito receio, havendo uma manifestação de sintomas, principalmente a nível físico, tais como:
 
✅ Palpitações;
✅ Taquicardia (aumento da frequência cardíaca);
✅ Transpiração excessiva;
✅ Dificuldade em respirar;
✅ Sensação de opressão torácica;
✅ Tonturas;
✅ Náuseas.
 
Estes sintomas são acompanhados de vivências alteradas a nível psíquico:
 
✅Desrealização;
✅ Despersonalização;
✅ Medo de morrer;
✅ Medo de perder o controlo;
✅ Medo de não dispor de ajuda;
✅ Medo de enlouquecer.
 
Se é o seu caso e precisa de ajuda, procure essa ajuda, junto de especialistas, temos os nossos psicólogos que poderão ser uma ajuda muita valiosa neste processo, clique aqui 👉 para os conhecer melhor Teresa Domingos e André Monteiro.
“Não tenha medo, do medo”

Torneio de Padel – Health and Training

Estão abertas as inscrições para o 1º Torneio Padel da Health and Training, que vai ter lugar na Quinta Monserrate Sport Clube , no dia 23 de Outubro entre às 14h e às 20h.  
Todos os inscritos têm oferta de uma T-shirt e de GIN.
O vencedor receberá um voucher no valor de 50€ para utilizar na nossa clínica.  
Inscreve-te já através do nosso instagram, faz like na nossa página!
Prometemos uma tarde bem passada e agradável,junta-te a nós!!

Tendinopatia do Supraespinhoso

A Tendinopatia do supraespinhoso é uma dor comum no ombro, é um termo usado pra fazer referência às lesões em tendões.
É uma patologia bastante comum entre desportistas e trabalhadores cuja função exija movimentos repetitivos da articulação. A dor no ombro é o principal sintoma de tendinopatia do supraespinhoso. A dor é geralmente localizada na região superior e posterior do ombro. Além disso, a dor pode se apresentar gradualmente conforme o paciente desenvolva tarefas e movimentos de rotação e elevação com o ombro. 
Se for tratada logo nos inícios existem tratamentos na nossa clinica que pode ser uma mais valia, para aliviar a dor e oferecer novamente qualidade de vida ao nosso paciente.
Carregue aqui 👉 Fisioterapia e descubre os possíveis tratamentos que disponibilizámos para si tais como ondas de choque, EPI, entre outros…

Ansiedade – Doença do século

A ansiedade já é considerada a doença do século. Cada vez mais o nosso quotidiano nos leva a ter crises de ansiedade devido a todo o impacto da sociedade nas nossas vidas.
A ansiedade pode gerar sintomas físicos e psicológicos, como dor de cabeça, dor no peito, falta de ar e medo constante, sintomas esses, que pioraram com a chegada do famoso “COVID-19”.

Perante o cenário de pandemia COVID-19 que vivemos, a necessidade de cumprir medidas de proteção, o facto de estarmos em isolamento social, o desconhecimento que temos sobre o coronavirus e sobre o futuro, é expectável que nos sintamos ansiosos, com medo, preocupados, tensos e sem controlo na situação. No entanto, estes sentimentos desagradáveis não trazem apenas desconforto, têm uma função importante: proteger-nos. Quando nos sentimos em estado de alerta ou ameaçados ficamos mais vigilantes e mais disponíveis para dotar comportamentos de proteção e captar-nos à situação de modo a promover a nossa segurança ( e a dos outros).

Se os seus sentimentos de inquietação forem excessivos e persistentes, se se sentir completamente sobrecarregado e desgastado pelos sentimentos de ansiedade, se se sentir ansioso durante longos períodos de tempo, se a ansiedade o estiver a impedir de funcionar e fazer a sua rotina diária, se sentir que está a ficar sem controlo, não hesite, procure um profissional.

PEÇA AJUDA!

FALE COM OS NOSSOS PSICÓLOGOS!

Pré Época 2021

📌 De 14 de Junho a 3 de Julho tens a oportunidade de melhorar a tua performance.
📍 Serão 12 treinos programados a rigor para te ajudar a atingir os objetivos. Poderás contar com uma equipa de profissionais experientes no desenvolvimento físico para futebolistas.
📢 Está lançado o desafio,aceitas?
Para mais informações contactar 👉
☎ 917 417 079
📧 healthtraining.performance@gmail.com

Terapia Familiar e terapia do casal

Terapia de Casal

A relação de um casal é um suporte essencial na vida emocional deles e de todos os que rodeiam. Quando o casal é incapaz de resolver os seus conflitos ou quando a relação não traz crescimento e bem-estar a nenhum dos dois,  tudo isto se irá refletir na vida familiar, pessoal e até profissional.

As sessões de terapia de casal iram se centrar nas dificuldades trazidas pelo casal e têm como objectivo reforçar a capacidade de resolução dos problemas e conflitos em conjunto, respeitando a individualidade de cada um.

 

Terapia Familiar

Na terapia familiar , apesar de o nome assim referir, não significa que tenhamos de incluir todos os membros da família neste processo. Significa sim,  que vamos trabalhar, pensando e agindo na globalidade e complexidade das relações familiares, com respeito pelas suas características e competências.

As consultas de terapia familiar podem resultar de um processo prévio de acompanhamento individual, que podem ou não englobar consultas com diferentes membros da família, consoante a necessidade.

Veja mais em Psicologia e conheça os nossos Psicólogos Drº André Monteiro e Drª Teresa Domingos

Pubalgia, o que é?

“Pubalgia” é um termo médico utilizado para descrever a dor que surge na região baixa do abdómen e virilha, é muito comum em homens que praticam atividade física frequente, especialmente futebol ou corrida.

O principal sintoma da pubalgia é uma dor na região inferior do abdómen e/ou na virilha, mais especificamente no local onde os dois ossos do quadril se juntam, na parte da frente do corpo.

Quando é identificada, a pubalgia deve ser avaliada por um ortopedista ou fisioterapeuta, para enquadrar o melhor tratamento, que normalmente inclui repouso, e exercícios de fisioterapia.

A pubalgia acontece frequentemente em jogadores de futebol e é facilmente identificada quando é sentida uma dor na região da coxa ou quando efetuam um passe de bola.

Para fazer o diagnóstico da pubalgia normalmente o exame físico através da palpação da região e testes como o alongamento dos adutores, localizados na região lateral da coxa, e a resistência ao movimento dos adutores, localizados na região interna da coxa, podem evidenciar a dor, caracterizando a pubalgia. 

O tratamento fisioterapêutico para pubalgia por norma dura cerca de 6 a 8 semanas quando a dor é recente(mas cada caso é um caso e têm de ser avaliados de forma independente) mas pode demorar de 3 a 9 meses quando a dor surgiu há muito tempo.

Durante as sessões de fisioterapia para pubalgia, são feitos exercícios que ajudam a fortalecer os músculos do abdómen e da coxa que vão ajudar a diminuir o desconforto da pubalgia, no entanto sempre orientados por um fisioterapeuta.

Cirurgia Broström Artroscópico

Este tipo de cirurgia é realizada normalmente para correção de instabilidade crónica do tornozelo. A instabilidade é uma sequela comum após repetidas entorses do tornozelo.

Para saberem mais sobre esta cirurgia, clique neste link http://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30633557/

Acompanhe semanalmente todos os desenvolvimentos da nossa paciente no Instagram

 

 

Orientação Vocacional e Profissional

Por vezes, as dúvidas implantam-se na nossa vida e questionamo-nos⁉️
📌 Quais os cursos que devo seguir?
📌 Quais as profissões mais adequadas para mim?
📌 Devo ou não mudar de trabalho?
📌 Será relevante fazer um mestrado ou doutoramento?
E mais do que nunca nos dias de hoje a formação e o trabalho têm um papel central na vida das pessoas.
Logo a construção de um projecto de vida que englobe os diferentes planos de vivência de cada pessoa, e os articule com o plano das formações/profissões, é uma das mais valias de que poderá usufruir no recurso a um profissional de psicologia devidamente qualificado na área da psicologia Vocacional tais como os nossos Psicólogos André Monteiro Teresa Domingos