15 de Abril, 2021
“Pubalgia” é um termo médico utilizado para descrever a dor que surge na região baixa do abdómen e virilha, é muito comum em homens que praticam atividade física frequente, especialmente futebol ou corrida.
O principal sintoma da pubalgia é uma dor na região inferior do abdómen e/ou na virilha, mais especificamente no local onde os dois ossos do quadril se juntam, na parte da frente do corpo.
Quando é identificada, a pubalgia deve ser avaliada por um ortopedista ou fisioterapeuta, para enquadrar o melhor tratamento, que normalmente inclui repouso, e exercícios de fisioterapia.
A pubalgia acontece frequentemente em jogadores de futebol e é facilmente identificada quando é sentida uma dor na região da coxa ou quando efetuam um passe de bola.
Para fazer o diagnóstico da pubalgia normalmente o exame físico através da palpação da região e testes como o alongamento dos adutores, localizados na região lateral da coxa, e a resistência ao movimento dos adutores, localizados na região interna da coxa, podem evidenciar a dor, caracterizando a pubalgia.
O tratamento fisioterapêutico para pubalgia por norma dura cerca de 6 a 8 semanas quando a dor é recente(mas cada caso é um caso e têm de ser avaliados de forma independente) mas pode demorar de 3 a 9 meses quando a dor surgiu há muito tempo.
Durante as sessões de fisioterapia para pubalgia, são feitos exercícios que ajudam a fortalecer os músculos do abdómen e da coxa que vão ajudar a diminuir o desconforto da pubalgia, no entanto sempre orientados por um fisioterapeuta.