A reabilitação neurológica tem como objetivo promover o máximo de qualidade de vida e funcionalidade ao indivíduo dando-lhe as ferramentas para que possa utilizar todos os seus segmentos corporais e recuperar o movimento, ou parte dele, após uma lesão nervosa.
Como são exemplos o AVC, traumatismos cranianos, esclerose múltipla, lesões vertebro medulares, esclerose lateral amiotrófica, paralisia cerebral, paralisia facial, polineuropatias, lesões do plexo braquial, perturbações funcionais, entre outras.
O que nos diferencia?
A perda ou limitação da autonomia em tarefas básicas do dia a dia são os principais objetivos a readquirir após uma lesão do sistema nervoso.
Assim, a nossa intervenção centra-se na análise de movimentos com foco no desempenho de determinadas tarefas (ex: pegar num copo, sentar/levantar, marcha) associado ao melhor controlo postural possível. Isto porque, o nosso objetivo é melhorar a qualidade desse movimento, tornando-o mais eficaz e eficiente para o dia a dia.
Que resultados posso esperar?
Os resultados da nossa intervenção são palpáveis e têm um grande impacto na vida dos indivíduos que ajudamos e capacitamos.
Dada a capacidade do nosso sistema nervoso se adaptar e reaprender após uma lesão, quer nas sessões de fisioterapia quer em casa, cada pessoa vai tentar reproduzir os movimentos e desafios colocados, e, com o avançar dos dias irá aperceber-se da sua maior capacidade e facilidade de realização.