Plasma Rico em Plaquetas (PRP)– fatores de crescimento (Tratamentos Biológicos)
Nos últimos anos, deparamo-nos com soluções Orto Biológicas que ajudam e minimizam a dor do doente, retardando assim a progressão de algumas patologias músculo-esqueléticas, uma dessas soluções passa pelo uso de fatores de crescimento que permitem a aceleração do tratamento das lesões ortopédicas.
Os fatores de crescimento são as proteínas contidas nas plaquetas que influenciam o processo biológico necessário à cicatrização dos tecidos moles, tais como músculos, tendões e ligam entos.
Uma vez que estas proteínas regulam os mecanismos acima referidos, o seu procedimento está indicado para patologias tais como:
- roturas musculares e músculo-tendinosas
- roturas ligamentares;
- patologia articular com episódios repetitivos de inflamação;
- lesões recentes e crónicas-artrose;
- atrasos de consolidação ou não consolidação de fraturas.
Este procedimento decorre de uma recolha de sangue do doente,onde a mesma é colocada numa centrifugadora e graças à sua alta rotação, consegue-se a separação do Sangue em camadas – Plasma e Glóbulos Vermelhos, cujo objectivo é mesmo esse, separar o plasma rico em fatores de crescimento.
Assim que tivermos a separação o concentrado de plasma e plaquetas é injetado na lesão a tratar.
Este processo é praticamente indolor e sem contraindicações importantes para o doente, tornando-se assim num processo útil para tratamento das referidas lesões, aproveitando a capacidade de cicatrização/regeneração do nosso organismo.