Podologia


Os pés são um órgão essencial do corpo humano, suportam o peso corporal, são a base de sustentação e os responsáveis pela manutenção do equilíbrio bípede. Durante a prática desportiva, a solicitação dos pés aumenta e caso não exista acompanhamento adequado surgem lesões com consequente diminuição da performance desportiva.

A Podologia é a ciência da área da saúde responsável pelo estudo e tratamento das patologias existentes nos pés e a Podologia Desportiva é o ramo desta ciência que se dedica à análise do pé e membro inferior dos atletas, através de exames biomecânicos e posturais.

Apesar de Portugal ser um dos Países da UE mais sedentário temos assistido um aumento progressivo do número de pessoas que praticam desporto de forma amadora e por lazer, especialmente nas modalidades de corrida. Ao mesmo tempo, o número de atletas federados disparou na última década, particularmente no caso do futebol, onde anualmente têm sido registados recordes nas inscrições na Federação Portuguesa dessa modalidade.

É importante que este aumento da prática desportiva seja acompanhado pela evolução das equipas médicas dos clubes mas também dos próprios treinadores, preparadores físicos e em última instância do próprio desportista.